Menu
Menu
Tratamento

Umectação capilar: como fazer o tratamento

A umectação capilar é uma técnica que promete recuperar os cabelos ressecados e desnutridos. Recomendada para todos os tipos de fios, ela é feita à base de óleos e manteigas vegetais poderosos, como o óleo de rícino. Por isso, se você tem notado as madeixas sem brilho e opacos pode investir sem medo. Mas, ainda que a receita de umectação capilar faça maravilhas nas suas madeixas, é preciso saber a maneira correta de fazê-la para evitar o resultado contrário ao desejado. Se você ainda não conhece esse tratamento, chegou a hora de ficar por dentro dos benefícios de um cronograma capilar com umectação. Vamos lá!

O que é umectação capilar?

A umectação capilar nada mais é do que uma nutrição para os cabelos. Como o próprio nome já indica, o tratamento consiste em umedecer os fios para torná-los mais hidratados. Para isso, é preciso realizar a umectação nos cabelos com óleos e manteigas vegetais que sejam capazes de repor a água perdida pela fibra capilar. Dessa forma, é possível devolver o aspecto brilhoso e saudável das madeixas.

A umectação capilar serve, inclusive, como um complemento para a oleosidade natural dos fios. Isso permite não só combater o ressecamento, como também diminuir as chances de cabelos quebradiços. Mas atenção: isso não significa que seja necessário fazer a umectação nos cabelos diariamente. Dependendo do seu tipo de fio e da sua necessidade, a técnica deve ser feita a cada 15 dias.

O tratamento é sinônimo de cabelos hidratados e saudáveis

Investir em um cronograma capilar com umectação pode trazer mais benefícios do que se imagina. Isso porque a reposição dos nutrientes perdidos pelos fios ao longo do dia pode influenciar em uma série de fatores. A queda de cabelo, por exemplo, é um dos problemas que pode ser combatido pela umectação capilar. Outra vantagem dessa técnica é a redução do frizz e do embaraçamento dos fios. Além disso, a nutrição feita através da umectação nos cabelos pode diminuir a porosidade dos fios. O resultado são madeixas mais brilhosas, saudáveis e fortes.

Lisas, cacheadas e crespas podem apostar na umectação capilar sem medo

Não dá para negar que a umectação capilar faz sucesso entre as donas de cabelos cacheados e crespos. Afinal, a técnica costuma ser a solução para driblar o ressecamento causado pela curvatura acentuada desses fios. Mas isso não significa que a umectação nos cabelos lisos e ondulados não deve ser feita. Na verdade, o cronograma capilar com umectação pode (e deve!) ser feito por qualquer pessoa que tenha cabelos ressecados ou quimicamente tratados. 

Umectação nos cabelos com óleo de rícino é a receita perfeita para combater o ressecamento

De nada adianta entender para que serve a umectação, se você não souber os produtos certos para fazer o tratamento. Nesse caso, não tem mistério: opte por óleos 100% vegetais. Dentre as principais opções, o rícino é considerado o melhor óleo para umectação capilar. Queridinho entre as adeptas ao cronograma capilar, ele é um dos produtos mais potentes quando o assunto é recuperar cabelos quebradiços, danificados e com queda. 

O Óleo Mágico de DaBelle, por exemplo, é a escolha certa para quem deseja fazer a umectação nos cabelos. Além de contribuir para a nutrição das madeixas, ele ajuda a revitalizar e fortalecer os fios – o que garante um crescimento saudável e com muito brilho. E o melhor de tudo: ele pode ser utilizado em cabelos lisos, ondulados, cacheados e crespos. 

Como fazer umectação capilar: veja o passo a passo

Agora que você já sabe qual é o melhor óleo para umectação capilar, é o momento de partir para a ação. Veja, a seguir, as etapas desse tratamento:

Passo 1) Divida o cabelo em partes com a ajuda de um pente. Aqui, é importante se certificar de que os fios estejam totalmente secos;

Passo 2) Aplique o óleo de rícino da raiz às pontas, massageando cada mecha com cuidado;

Passo 3) Em seguida, é preciso deixar o produto agir por, no mínimo, duas horas; 

Passo 4) Para intensificar a nutrição, vale aplicar um condicionador de textura leve nos fios e deixar agir por 30 minutos antes de remover o óleo;

Passo 5) Por fim, enxague os cabelos até que todo o óleo seja removido e finalize os fios como preferir.