Menu
Menu
Penteados

5 principais tipos de tranças para você conhecer e fazer

Os muitos tipos de tranças existentes vão além do aspecto visual. Há toda a questão que envolve as origens deste estilo, sendo um ícone de representatividade cultural importante.

Esse detalhe já é suficiente para dar uma posição de destaque para o penteado, mas fato é que os diversos tipos de tranças apresentam vantagens estéticas e cuidados capilares interessantíssimos!

Penteados de tranças, presas ou soltas estão em alta, além de serem extremamente versáteis! Confira, no blog da Tudo que eu Amo, os 5 principais tipos de tranças da atualidade!

Explore todas as informações deste tipo de penteado, seus benefícios e os produtos indicados para cuidar das madeixas trançadas da melhor forma possível.

Quais são os benefícios de usar tranças?

As tranças mesclam benefícios práticos nos cuidados e tratamentos capilares diários, além, é claro, do impacto visual causado pelo penteado cheio de estilo!

  • Oferecem proteção ao seu cabelo em períodos de transição — quando os componentes químicos das progressivas, relaxamentos ou até mesmo tinturas vão sendo eliminados dos fios;

  • Os cabelos trançados formam camadas de proteção para garantir que os cabelos fragilizados possam se recuperar com um risco menor de sofrer danos;

  • Outro ponto positivo está na praticidade! Estes penteados não precisam de muitos ajustes no dia a dia para manter a estrutura trançada;

  • Por fim, mas definitivamente não menos importante, as tranças te dão muitas possibilidades para modelar seu cabelo do jeito que mais gostar!

5 principais tipos de tranças

As possibilidades para trançar os cabelos são muitas, sendo necessário que você descubra a melhor opção para suas madeixas pensando especificamente no seu caso.

Considere não somente o estilo desejado, como também os esforços que pode dedicar para fazer o penteado — que pode demandar produtos específicos e até mesmo de fibras sintéticas — e mantê-lo na sua rotina.

É importante considerar, também, o trançado que melhor atenderá seu tipo de cabelo, tendo em vista as indicações que variam entre cabelos levemente ondulados, crespíssimos, e tudo que há entre os dois extremos.

Confira, então, os 5 principais tipos de tranças e descubra qual mais combina com você!

1. Box braids

Os box braids são a base de diversos estilos inspirados na herança cultural africana.

Ele é composto por tranças mais justas, além de contar, em sua estrutura, com elementos como o jumbo (um extensor capilar sintético) e o kanekalon (mais brilhoso, fino e fácil de trançar, mas que parece menos com cabelo real) para cobrir e proteger os fios.

É possível fazer o penteado com pontas amarradas em toda a extensão das tranças, que permitem escolher a espessura das mechas, ou então mais soltas, que respeitam mais as proporções do cabelo natural. Quanto ao material sintético escolhido, é possível utilizar cores diferentes para dar ainda mais estilo às suas madeixas!

Mesmo com a ajuda do jumbo ou do kanekalon, é importante contar com os produtos certos para exibir os cabelos super definidos, como as gelatinas ultrafixadoras, por exemplo.

modelo com tranças box braid

2. Tranças Nagô e Fulani

Mais um modelo inspirado nos penteados africanos que faz muito sucesso é o nagô.

Sua principal diferença para o box braid é que as tranças nagô são grudadas nas raízes, com as pontas podendo ser mais soltas para permitir variações na hora de finalizar o penteado.

Outro modelo muito popular é o de tranças fulani, que se assemelham ao nagô na estrutura das mechas trançadas, mas são fixadas nas laterais do couro cabeludo. Ambas as opções podem ser feitas sem maiores problemas mesmo nos cabelos mais cacheados ou crespos.

Para manter a hidratação e oleosidade certa mesmo para nos fios trançados mais justos, descubra a finalidade e importância dos tônicos capilares durante a rotina de cuidados!

pessoa fazendo trança nago

3. Tranças clássicas e embutidas

As tranças básicas e mais tradicionais são capazes de estilizar o cabelo em questão de minutos, cruzando as mechas alternadamente até terminar o comprimento do cabelo. Ela pode ser feita mais centralizada, seguindo o desenho da nuca, ou então mais à lateral do cabelo.

A versão mais elaborada deste penteado é a trança embutida, que em casos mais elaborados pede até uma ida ao salão de beleza para ser feito. Neste modelo, o cabelo fica mais solto, com as tranças funcionando como um apoio para os fios.

Estas opções são as mais indicadas para quem quer trançar os cabelos e possuem fios mais lisos ou de ondulações menores.

mulher com tranças classicas

4. Trança boxeadora

Este modelo é composto por duas tranças principais, uma de cada lado da cabeça. Elas podem ser parcial ou completamente embutidas, com a primeira versão oferecendo muito movimento aos cabelos maiores, enquanto no segundo caso os fios ficam mais próximos das orelhas.

É uma trança que funciona com fios de diversas curvaturas, considerando as tranças maiores e volumosas — que ainda podem ser reforçadas por fibras sintéticas para proteger os fios ou simplesmente pelo gosto pessoal!

Neste caso, os chamados estilizadores são os produtinhos ideais para cuidar das tranças boxeadoras. Isso porque as seivas umidificadoras de alto nível, como as disponíveis na linha cachos definidos da Eico, podem ajudar na proteção dos fios enquanto oferecem fixação suave — na medida certa para manter a estrutura firme sem tirar o movimento das tranças de pontas soltas!

mulher com trança boxeadora

5. Rabos de cavalo e coques com tranças

Há também a possibilidade de você explorar tranças mais simples, mas que funcionam como parte do design e estrutura de outros penteados!

Os maiores exemplos são os extremamente clássicos e práticos rabos de cavalo e coques, que podem muito bem ser demarcados, ou até mesmo fixados por uma trança. Explore formatos e texturas de diferentes tipos de penteados para prender e modelar os cabelos como mais gostar!

modelo com rabo de cavalo e trança

Viu só as excelentes opções que existem para você trançar seus cabelos?

Use e abuse dos conceitos — e dos produtos certos — para estruturar e manter seu penteado novo da maneira que mais te agradar. Seja em tranças mais simples e clássicas ou em versões mais fixadas e estilizadas.