Sejam loiras, morenas ou ruivas, as mulheres estão sempre se reinventando! E mudar a cor dos cabelos é uma ótima opção para isso.
No meio dessas mudanças de visual, é comum que a tonalidade do cabelo não atinja as expectativas. Mas a shampoozada pode ser uma das soluções para resolver este problema!
A técnica recebe esse nome justamente por incluir o shampoo na sua mistura. A shampoozada ajuda a corrigir tonalidades e a fazer uma limpeza da pigmentação que está em excesso no seu cabelo, preparando os fios para receber uma nova cor.
Com uma simples combinação de ingredientes, é possível fazer esse processo de forma segura em casa, quer saber como? Nós te explicamos!
O que é shampoozada?
A Shampoozada é uma técnica utilizada para retirar o excesso de pigmentação em cabelos tingidos, com luzes ou mechas platinadas.
O grande objetivo da técnica é fazer uma limpeza de pigmentação dos fios. É como se fosse uma “borracha de coloração”, que vai corrigir a cor dos cabelos ou prepará-los para receber um novo tom. Mas ela também é utilizada para promover um leve clareamento e iluminação dos fios.
A shampoozada, antes exclusiva dos salões de beleza, pode ser facilmente realizada em casa pela facilidade do preparo da mistura e do procedimento.
Quais produtos são necessários para fazer a shampoozada?
A shampoozada conta com uma mistura que leva apenas três ingredientes: shampoo neutro, pó descolorante e água oxigenada. A quantidade da mistura vai variar conforme o comprimento dos seus cabelos.
O volume da água oxigenada dependerá da situação dos seus fios. O indicado é usar o volume 10 em cabelos fragilizados e 20 para os saudáveis.
Aproveite a oportunidade para saber como cuidar dos cabelos coloridos!
Quantos tons a shampoozada pode clarear?
O procedimento proporciona uma descoloração leve no cabelo. Ela pode clarear de 2 a 3 tons abaixo da cor atual.
Em cabelos pretos, a técnica pode resultar em um tom castanho médio ou até um tom acobreado, deixando o efeito de morena iluminada — uma forte tendência do mundo da beleza.
Já nos cabelos loiros, a shampoozada, além de dar uma iluminada e realçada na cor, corrigirá reflexos indesejados de cor esverdeada, alaranjada ou azulada.
Já que estamos falando dos belíssimos loiros, nada melhor do que conferir 3 dicas para garantir um Loiro Saudável!
O que precisa para fazer a shampoozada?
Como explicamos anteriormente, a shampoozada leva apenas 3 ingredientes. A proporção de cada ingrediente na mistura é a seguinte:
- 1 colher de pó descolorante;
- 2 colheres de água oxigenada;
- 2 colheress de shampoo neutro.
Caso seu cabelo seja muito comprido ou tenha bastante volume, pode ser preciso preparar duas receitas da mistura, adicionando colheres a mais dos produtos. Lembre-se de usar sempre o mesmo medidor para não se perder nas quantidades corretas.
Como fazer a shampoozada? Passo a passo simples
- Coloque os ingredientes em um recipiente na proporção 1:2:2 de pó descolorante, água-oxigenada e shampoo.
- Mexa bem a mistura com uma espátula até que fique homogênea;
- Umedeça os cabelos;
- Comece a aplicar a mistura nos fios molhados mecha por mecha, começando pela raiz e deslizando até as pontas;
- Deixe o produto agir por um período mínimo de 15 e no máximo 30 minutos;
- Lave os cabelos até que toda a mistura tenha sido eliminada dos fios.
- Para finalizar, realize uma hidratação.
O tempo de ação do produto vai variar conforme o resultado que se deseja. Ao perceber que já atingiu o tom desejado, lave os cabelos imediatamente.
Antes de aplicar esta técnica no seu cabelo, é preciso conferir qual a condição dos seus fios. Caso eles estejam muito prejudicados pela ação de tinturas e outros produtos, o resultado da shampoozada pode não ser satisfatório.
Neste caso, procure o acompanhamento do seu cabeleireiro para que ele indique uma recuperação saúde dos seus fios.
Como fica o cabelo depois da shampoozada? Precisa de hidratação?
A shampoozada é um processo químico suave que, quando seguida as orientações corretas, não danifica e nem resseca o cabelo.
É sempre muito importante investir em hidratações semanais para evitar o ressecamento e enfraquecimento dos fios, principalmente quando se utiliza tinturas.
Nos casos onde a shampoozada foi feita para preparar o cabelo para receber outra cor, o ideal é seguir com os cuidados de hidratação por pelo menos 15 dias antes da próxima tintura.
A shampoozada funciona em cabelo natural?
Se você tem um cabelo natural, a shampoozada não é uma opção para clarear os cabelos!
Isso porque os produtos que causam esse efeito na mistura (água oxigenada e pó descolorante) não possuem a concentração necessária para clarear fios virgens. Aliás, neste caso, a técnica pode até causar danos.
Agora que você conheceu a shampoozada, está pronta para testar essa técnica no seu cabelo e cuidar clarear os seus fios ou quem sabe até escolher uma nova cor de tinta de cabelo? Visite o nosso site e confira!
Para mais dicas de cuidados com cabelos, continue de olho no blog da Tudo que eu Amo!
Até a próxima!