Uma das festas brasileiras mais aguardadas de todos os anos é a festa junina. Gincanas, comes e bebes, danças típicas… já dá pra sentir o clima junino se espalhando pelo ar. E para você que quer arrasar no look nessa ocasião tão especial, a Tudo que Eu Amo preparou uma lista com 13 penteados para festa junina de parar a quermesse!
Com opções de tranças, coques e, é claro, a tradicional Maria Chiquinha, você, com certeza, vai encontrar um estilo que vai te ajudar a arrasar de cima a baixo.
Só cuidado para não congestionar a barraca do beijo!
1. Penteado Maria Chiquinha
O penteado mais queridinho desse período de festas não podia ficar de fora! Por isso, trouxemos os penteados com Maria Chiquinha como os primeiros da nossa lista para você se inspirar e gabaritar no estilo caipira!
Maria Chiquinha clássica
Começamos com o tradicional penteado de Maria Chiquinha, um estilo que contempla grande diversidade de cabelos, podendo ser executado desde as cacheadas até cabelos mais lisos.
Para executar esse simples penteado, é só seguir os passos abaixo:
- Separe duas mechas de cabelo, uma de cada vez, três dedos acima da orelha;
- Adicione um Gel Fixador para tirar o frizz e amarre as mechas com um elástico ou xuxinha;
- Você pode optar por amarrar as mechas com xuxinhas coloridas ou usar fitinhas por cima do elástico;
- A franja entra como uma aliada de valor nesse estilo!
O volume dos fios crespos formam dois coques incríveis, tão lindos quanto as versões em cabelos escorridos, longos ou curtos: a semelhança com a Maria Chiquinha original é o que garante o sucesso do penteado!
Maria Chiquinha baixa
Outro tipo de Maria Chiquinha, que é um tiro certeiro na hora de combinar com os trajes juninos, é a versão baixa desse estilo. E o melhor: funciona para todos os tipos de cabelos!
A execução desse look também é super fácil! Novamente, dois elásticos e fitinhas dão conta do recado.
- Ao invés de amarrar as mechas de cabelo acima da orelha, você vai optar por amarrar na altura do trapézio e deixar as madeixas pendendo frente aos ombros;
- Se você quiser uma mudança radical, pode escolher cortar os cabelos na altura do tórax;
- Aposte em um babyliss para deixar as madeixas de Maria Chiquinha onduladas;
- Dê preferência para xuxinhas coloridas;
- Caso você for enfeitar com fitinhas, melhor apostar em xuxinhas pretas.
Esse penteado pode ser complementado com um chapéu de palha, bem enfeitadinho!
2. Penteados com tranças
Outra sensação entre os penteados para as festas juninas são as tranças. Aqui, as opções são ainda mais diversificadas! Mas precisamos ter alguns cuidados na hora de trançar os cabelos.
É por isso que, antes de entrarmos no passo a passo de como executar esse outro clássico do universo caipira, a Tudo Que Eu Amo vai te passar algumas dicas!
Confere aí:
- Caso o cabelo esteja seco, pode utilizar o Spray Revitalizante quando cacheados ou o selante da linha Meu Cronograma Capilar, caso seja liso;
- Para ajudar no desembaraço, você pode utilizar um Spray Finalizador — mesmo com o cabelo sujo;
- Prefira usar o cabelo molhado para tipos de cabelo mais grossos;
- Você pode marcar a ponta de cada mecha com uma xuxinha em cores diferentes para não se perder durante a realização das tranças, removendo-as ao final do processo;
- Para deixar a trança mais firme, você pode puxá-la bem de leve pela ponta que sobrou;
- Você também pode usar gel ou spray fixador para impedir que fios rebeldes saltem para fora da trança ao longo do arraiá.
Essas dicas vão ajudar muito na hora de produzir a sua trança e deixá-la inabalável para a festa de São João. Então, bora aprender a fazer a trança mais utilizada para esse período festivo?
Trança com três mechas
A trança com três mechas é a mais tradicional entre as tranças, já que, ao contrário da anterior, o trançado desse estilo pode ser aplicado nos mais variados tipos de cabelo — sendo também a mais usada no dia a dia independentemente da ocasião.
Veja como fazer esse tipo de trança:
- Delimite um ponto para amarrar o cabelo, a partir de onde as mechas para a trança serão separadas. Esse ponto pode ser um rabo de cavalo.
- Separe 3 mechas de cabelo do mesmo tamanho, a partir do ponto onde o cabelo foi preso;
- Para formar as tranças, você vai começar passando a mecha esquerda (1) por cima da mecha central (2);
- Em seguida, a mecha direita (3) passará por cima da mecha que agora ficou no meio;
- Então, a mecha do meio (2), vai passar por cima da que ficou no centro da trança;
- Você perceberá que o truque é alternar entre as mechas à direita e à esquerda, passando por cima da que ficar no meio;
- Você vai repetir esse processo até alcançar a ponta da trança;
- Remova o que usou para marcar as mechas e prenda a ponta da trança com uma só xuxinha.
Existem algumas variações para essa trança, como a trança boxeadora, que inverte a lógica do trançado para obter um resultado exclusivo e também opções de trança com mais de 3 mechas.
Porém, para os penteados juninos, exploraremos melhor as duas tranças ensinadas acima!
3. Maria Chiquinha com trança
Quando dois clássicos se unem, não tem como dar errado, né? O nosso próximo estilo é uma Maria Chiquinha com tranças de deixar qualquer peão com o coração amarrado! Olha só que penteado mais “chique no úrtimo”:
- Delimite a linha de separação dos fios bem no meio da cabeça;
- Prenda o cabelo na altura das orelhas;
- Com a divisão, separe o cabelo de um dos lados e trance-o;
- Faça o mesmo com o outro lado da cabeça;
- Você terá o cabelo dividido ao meio e duas tranças laterais;
- Caso precise, você pode amarrar as pontas das tranças para elas não se desfazerem;
- Enfeite com fitinhas e lacinhos coloridos e aposte em um chapéu de palha para completar o visual!
Nesse penteado, as madeixas podem ficar caídas nas costas ou nos ombros, dependendo do tamanho do cabelo. Funciona melhor para cabelos que não são armados.
4. Maria Chiquinha com trança cruzada
Se você gosta de inovar, mas ainda quer ter certeza de que vai receber muitos correios elegantes, apresentamos também a opção de tranças cruzadas com efeito Maria Chiquinha num acabamento sensacional!
Nesse penteado, ambas as técnicas ensinadas nesse post podem ser usadas. Para um efeito mais solto, 2 mechas para as tranças bastam, mas se deseja cruzar várias trancinhas, o visual da trança com 3 mechas é mais interessante.
- Faça a repartição vertical do cabelo começando pelo centro;
- A seguir, faça uma linha horizontal que vai cruzar a separação central na altura que deseja produzir as tranças para a cruzada;
- Sempre delimite a partir de qual ponto as mechas para as tranças serão separadas, nesse caso, a partir da linha horizontal desenhada com o pente;
- Separe mechas finas a partir dos pontos marcados pelo elástico;
- Produza as tranças usando uma das técnicas de 2 ou 3 mechas;
- Ao prender a ponta das tranças, repita o processo até atingir o número de tranças que deseja cruzar pela cabeça;
- Utilize presilhas, prendedores ou grampos para segurar as tranças cruzadas.
É de deixar o amor repleto de ciúme, hein!
5. Trança com fitas
Gostou dos penteados até aqui? Agora, saindo um pouco do convencional, que tal se as tranças produzidas levassem uma fita no lugar de uma das mechas? É isso aí mesmo, o resultado fica incrível! Recomendamos seguir os passos da trança com 3 mechas.
- Escolha uma fita com largura e comprimento um pouco maior que o das mechas;
- Prenda a fita junto com a quantidade de cabelo que irá usar para separar as mechas;
- Para maior destaque, aposte em fitas em tons contrastantes ao tom do seu cabelo, ou seja, para tons mais claros, fitas escuras e vice-versa;
- Hora do trançado!
- Você ainda vai precisar amarrar a ponta da trança.
As fitas podem ser introduzidas aos mais diversos tipos de tranças, promovendo assim o inconfundível visual junino. Se você vai usar no estilo Maria Chiquinha, lateral ou embutida com os cabelos soltos, fica a seu critério!
6. Trança boxeadora
A trança boxeadora é um clássico dentro e fora do repertório junino. Formada também por 3 mechas principais, essa trança é bem simples de se fazer e promove o visual que vem crescendo cada vez mais entre os famosos.
O processo inicial é parecido com o penteado de Maria Chiquinha com tranças, já que você também vai separar seu cabelo bem no meio da cabeça, a diferença é que a trança boxeadora usa a extensão total das mechas ao invés de a partir de um ponto marcado com xuxinha.
Além de muito prático, esse estilo de trança é versátil e pode ser executado com todos os tipos de cabelo. Para trazer aquele tema junino à tona, já sabe né? Dá-lhe fitinhas!
7. Tiara de tranças
A tiara de tranças é uma opção magnífica para você que quer levar muita elegância para o arraial. Quer deixar a Ana Francisca da novela Chocolate Com Pimenta morrendo de orgulho? Siga os passos!
- Como de praxe, comece repartindo seu cabelo pela parte central;
- Em seguida, umedeça os cabelos com um spray finalizador;
- Certifique-se de que essa quantia vai cruzar até a outra orelha por cima de sua cabeça;
- Jogue o restante do cabelo para trás, para não atrapalhar o processo do trançado;
- Faça uma trança simples com 3 mechas;
- Conforme for criando o trançado, afrouxe as mechas de cabelo, puxando com leveza cada bolinha da trança já modelada. Isso aumentará suavemente o tamanho das tranças e fica melhor para esse estilo;
- Prenda a ponta da trança com um elástico transparente ou da mesma cor do cabelo para efeito de camuflagem;
- Cruze a trança por cima da cabeça como se fosse uma tiara, prendendo-a ao restante do cabelo com grampos também nos tons das suas madeixas.
Esse penteado charmoso também funciona para os mais variados tipos de cabelo, mas para um charme extra, o babyliss também pode ser acionado, já que o formato ondulado do cabelo é o par ideal da tiara de tranças.
8. Trança com rabo de cavalo
Já deu para perceber que a trança arrasa em qualquer proposta em termos de festa junina, né? Prepare-se para ver o próximo item da lista que é o rabo de cavalo trançado!
Nessa opção, a trança de duas mechas é um sucesso pelo seu diferencial menos comum em comparação a de três mechas, mas você é quem escolhe.
- Aqui, o rabo de cavalo é o fator delimitador da quantia de cabelo usada para formar as mechas;
- Separe as mechas e siga o nosso passo a passo para criar a trança do seu agrado;
- Como um toque especial, você pode utilizar um lenço um pouco maior que o rabo de cavalo como uma mecha extra, produzindo uma trança colorida chiquérrima para as festividades juninas!
9. Trança lateral embutida
Essa trança é mais uma aposta certeira para o look de festa junina e, novamente, vai requerer os mesmos passos das tranças já ensinadas por aqui, seguindo somente uma nova sequência. Confira a seguir:
- Para esse estilo de trança, você não precisa separar o cabelo no meio da cabeça;
- Você penteará o seu cabelo para a lateral onde deseja deixar a trança pendurada — e adicione um pouco de leave-in para controlar o frizz;
- Separe as três mechas para dar início ao trançado. Procure deixar outras mechas de cabelo entre as três primeiras que iniciarão o processo, já que, nesse penteado, o cabelo é usado por inteiro;
- Quando finalizar os dois primeiros gomos de trança, você passará a incluir novas mechas junto a que ficar na parte do meio;
- Ou seja, quando uma das mechas laterais for passada para o meio, antes de trazer a outra mecha lateral para o centro, você vai puxar novas mechas do restante do cabelo para unir com a mecha entre as laterais;
- Faça essa inclusão alternando entre mechas frontais e mechas traseiras;
- O processo de trançado continuará o mesmo, com a diferença que a mecha do meio passa a receber novas mechas a cada movimento.
Depois que você pegar o jeito, vai perceber que, apesar de diferente, esse estilo de trançado também é muito simples e exala energia junina, especialmente aliado a um chapéu de palha bordado. Fica “lindimais”!
Veja também: O que são tranças box braids e como usá-las?
10. Trança bolha
Um estilo de trança que não precisa ser formado pelo processo de entrelaçamento entre mechas é a trança bolha que, ao invés disso, possui pequenos volumes de cabelo separados por xuxinhas, criando o aspecto de bolha que dá o nome a essa trança.
Ela pode ser complementada por outras tranças menores ao seu redor ou nas laterais com fitinhas coloridas para relacionar com o tema junino. Também pode ser usada como rabo de cavalo ou no estilo Maria Chiquinha.
Para essa trança ficar legal, não tem segredo! É só formar as bolhas com muita delicadeza depois de seguir todas as recomendações para deixar seu cabelo pronto para qualquer tipo de trançado.
11. Coque duplo baixo de trança
Esse penteado é a união perfeita entre coque e trança e agrega muito charme para o seu look de festa junina. Para isso, você pode utilizar o nosso guia para trança com 3 mechas e dar sequência com os demais passos:
- Forme uma Maria Chiquinha com tranças (como ensinado);
- Uma trança por vez, enrole-as em torno do seu próprio eixo, formando coques de trança;
- Os coques devem ficar logo abaixo a orelha;
- Você pode amarrar a própria trança para segurar o coque ou utilizar grampos de cabelo da mesma cor que os seus fios.
Outros penteados que combinam com a festa junina
Para expandir um pouco mais os horizontes juninos, precisamos considerar também o charme e a beleza dos fios naturais soltos e como eles podem ficar com poucas modificações.
12. Cabelos soltos
Artifícios como o chapéu, sardinhas na bochecha e dentes pintados viabilizam o uso dos cabelos soltos, já que esses detalhes somados ao traje junino dão conta de passar a ilusão de moradora da roça, que é o perfil alvejado durante as festas caipiras.
13. Penteado com trança e laços
Também contemplados por outros elementos juninos, uma boa opção para quem quer deixar o cabelo solto, mas não por completo, é incrementar com trancinhas menores nas laterais e ao decorrer dos fios posteriores, novamente enfeitando com lacinhos e fitinhas coloridas, se possível, contrastando o tom capilar.
Esse “arraiá” vai tá de “arrasá”, sô!
Pronto! Você já pode escolher qual penteado para festa junina vai casar melhor com o restante do seu look caipira! Esperamos que você tenha gostado da lista que a Tudo que Eu Amo montou especialmente pra você pegar aquele peixão na barraca da pescaria.
Se você quer ter acesso a mais conteúdos como esse, é só ficar por dentro do nosso blog. Agora só falta escolher seu melhor batom, a sua botina e, se precisar, um chapéu pra gente dançar em volta da fogueira!