Quem tem cabelos curtos com certeza já ouviu pelo menos uma vez que é impossível fazer penteados para casamento, formatura, festas diversas ou, até mesmo, para o dia a dia em fios com pouco comprimento.
Se eles tiverem pouco volume então… Parece que você vai ter que ficar para sempre com o cabelo solto e só.
Mas a parte boa dessa história é que isso está longe de ser verdade! Com jeitinho e um pouco de treino, você super consegue fazer penteados em cabelos cacheados, ondulados, lisos e crespos com pouco comprimento sem precisar correr para o salão de beleza.
Porém, se você resolver ir no cabeleireiro porque quer ousar ainda mais, dá até para arriscar mudar um pouco mais o look . Como, por exemplo, deixando seu cabelo castanho escuro ou médio mais iluminado com mechas, luzes ou ombré.
Confira algumas dicas de penteados para cabelo curto.
A trança embutida é a melhor amiga de quem tem cabelos curtos
Se comprimento não é o seu forte, a melhor coisa que você pode fazer na hora de testar os diferentes penteados para cabelos curtos é apostar nos estilos que ficam justinhos na cabeça: a trança embutida é o principal deles. Versátil, ela pode ser feita na lateral, no topo da cabeça, unindo todos os fios, na frente, como uma tiara de trança… vai depender do que você deseja e de quanto está disposta a treinar. Os enroladinhos também são uma ótima opção nesse momento e, nos dois casos, você pode contar com a ajuda de um gel ou spray fixador para manter tudo no lugar.
O rabo de cavalo baixo é a solução para cachos e crespos curtos
Um penteado prático, bonito e versátil, que funciona desde a festa de casamento até o passeio de domingo, o rabo de cavalo baixo é perfeito para quem tem cabelos crespos ou cacheados. Mesmo que eles sejam curtinhos, você pode usar um elástico para prender os fios bem rentes à cabeça e, depois, aumentar o volume da parte do rabo com um pente garfo. Aqui você também pode usar um gel para manter os fios presos no lugar.
Se você tem corte em camadas, aposte em acessórios na hora de fazer seus penteados para cabelos curtos
Cortes de cabelo curto como o blunt bob e o long bob, que têm a base reta, pode ser mais simples de modelar quando os fios têm, completamente, o mesmo comprimento.
Agora, se o seu curtinho ainda conta com o charme das camadas, seus melhores amigos na hora de fazer penteados vão ser os acessórios: invista em presilhas estilosas, tiaras e faixas de cabelo que, além de deixar o visual incrível, vão te ajudar a manter os fios com diferentes comprimentos no lugar.
Além disso, o corte e o penteado podem ficar ainda mais modernos e valorizados com mechas ou luzes. As de nuance ruivo vermelho e loiro cinza escuro são tendências. Mas, você pode escolher a cor que mais combina com seu estilo.
Que pinta o cabelo de coloração castanho escuro, por exemplo, pode fazer umas mechas discretas acaju escuro ou apostar em um ombré mel. Já que tem cabelo castanho claro, luzes com tinta loiro escuro, loiro cinza ou dourado costumam ficar super naturais e harmônicas.
Com a ajuda de grampos e rosquinhas para coque, você consegue penteados para cabelos curtos super elegantes
Quem tem o cabelo curto mais ou menos na altura da base do pescoço consegue ousar um pouco mais na hora de fazer penteados se contar com os acessórios certos. As rosquinhas para coque, por exemplo, podem ser encontradas em diferentes tamanhos e, a menor delas certamente vai servir para te ajudar a estruturar um coque baixo. O coque banana, por sua vez, é uma opção de look que só precisa de grampos e de bastante fixador para ficar no lugar.
Crie volume nos fios com diferentes cortes de cabelos curtos modelando com babyliss e chapinha
Se você usa os fios lisos ou tem cabelos ondulados sem muito volume, pode apostar num truque antes de começar o penteado: usando babylliss ou chapinha, faça ondas e cachos nos fios para aumentar o volume das mechas.
Mas, vale lembrar que sempre que você usar ferramentas de calor como essas, para modelar os fios, é importante usar protetores térmicos.
Conte com a ajuda do fixador para que o cabelo permaneça modelado conforme o tempo for passando. O truque é perfeito para quem vai fazer um penteado semi preso!
Vale lembrar que facilita muito também deixar seus cachos bem definidos contar com um bom creme de pentear para cabelos cacheados.
Como fortalecer seu cabelo para um crescimento saudável
Ama seus cabelos curtos, mas quer mudar de visual um pouco? Então a dica é fazer hidratação para crescimento capilar com a máscara DaBelle Hair SOS Crescimento. Isso porque seus fios vão crescendo fortes, saudáveis e cheios de brilho.
A marca oferece ainda uma linha completa de produtos:
- Shampoo para crescimento
- Condicionador
- Creme de pentear da linha
- Óleo de rícino para cabelo
E não deixe também de conhecer outros tipos de máscara de tratamento da marca. Tem hidratação para todos os tipos de fios. Confira!
Dúvidas frequentes sobre penteados
Qual é o melhor penteado para cabelo cacheado?
O cabelo cacheado é versátil e fica lindo com muitos estilos de penteados. Um dos mais famosos é o coque abacaxi, que consiste em pegar os cachos de forma bem bagunçada no topo da cabeça e prendê-los com um elástico, deixando o volume do cabelo com o formato parecido com o da fruta. Essa opção é uma boa pedida para um bad hair day!
Half bun, coque duplo, semipreso, preso na lateral, rabo de cavalo alto e baixo são alguns dos penteados que valorizam os cachos, principalmente para quem gostar de deixar a definição ou o volume em destaque.
Como fazer um penteado em cabelos cacheados sozinha?
Tem alguns penteados que exigem um certo tipo de prática, como as tranças boxeadora, embutida, nagô e box braids, mas outros são bem simples e fáceis de fazer no dia a dia. Para quem não tem muita habilidade, half bun, coque duplo, coque abacaxi e rabo de cavalo não têm erro. É só separar um elástico – de preferência de pano, para não quebrar os fios – e amarrar de acordo da sua preferência. Se tiver dificuldade até com os penteados mais simples, é só procurar tutoriais em vídeo para acompanhar.
Como fazer penteado com trança em cabelo cacheado?
Fazer a trança em cabelo cacheado é o mesmo método para os demais tipos de cabelo. É só separar os fios em 3 mechas e entrelaçá-las até formar o penteado. Neste caso, é para as tranças simples, ok? Já a embutida, nagô, boxeadora e outras que começam a partir da raiz exigem um pouco mais de técnica e treino. Mas não é nada impossível! Comece treinando no espelho para ter noção do tamanho das mechas e da direção do penteado. Depois disso, com a prática, já é possível trançar os cachos sem precisar do auxílio do espelho, apenas sentindo o movimentos dos dedos no fio.