Depois das mechas de cabelo propriamente ditas, quando o assunto é clarear o cabelo, a morena iluminada tem tudo para ser uma tendência!
Famosa por seu efeito iluminado mais natural e menos prejudicial ao cabelo, a técnica é a solução perfeita para as morenas que sonham em clarear os fios.
Uma aplicação delicada que intercala os tons do cabelo de forma sutil, trazendo muita beleza e transformação para os cabelos mais escuros.
Não é à toa que famosas como Anitta, Giovanna Antonelli e Juliana Paes já entraram na onda!
Ficou interessada? Para saber mais sobre a técnica e decidir se ela é para você, continue a leitura e fique por dentro de tudo que você precisa saber antes de marcar o seu horário no salão!
Morena iluminada: o que é?
A técnica de coloração que chamamos de morena iluminada consiste em clarear o cabelo em alguns tons, tecendo mechas finas no comprimento dos fios e fechando com pontas mais iluminadas.
Uma coloração que causa um efeito mais natural por não se distanciar tanto da cor original do cabelo, além de preservar a saúde dos fios que não foram completamente descoloridos: é uma forma de clarear os fios sem ficar completamente loira.
O resultado é uma raiz escura esfumada com uma transição de tons natural do comprimento para as pontas, deixando o cabelo mais definido e leve.
Diferentes tons de morena iluminada
Para quem deseja se tornar uma morena iluminada, o primeiro passo é escolher o tom de tinta que será usado nos fios. E para escolher a melhor cor para o seu cabelo, você deve usar o seu tom de pele e a cor original do seu cabelo como ponto de partida.
O ideal é que a cor utilizada para os pontos de luz não crie um contraste muito grande com o tom original. As cores mais utilizadas são sempre quentes, como loiros com o fundo dourado, cores de mel e avelã, tons acobreados e marrons com para um efeito mais discreto.
Em peles mais quentes, os tons vibrantes tendem a funcionar melhor, assim como os tons com fundo marrom que combinam mais com as peles frias. Mas o ideal é levar a ideia para o seu cabeleireiro e pedir a opinião do profissional.
Quem pode fazer o cabelo estilo morena iluminada?
Muito democrática, a técnica morena iluminada pode funcionar para todas as mulheres. Basta escolher o tom ideal para cada cor de cabelo e pele. Você pode aplicar a técnica em cabelos castanhos longos ou ser uma morena iluminada de cabelo curto.
A técnica queridinha do momento vai bem dos cabelos lisos aos cacheados! Para garantir bons resultados, converse com o profissional sobre o melhor tom para escolher — ou evitar no seu caso.
Como cuidar dos fios após fazer a morena iluminada?
Após alcançar o efeito de morena iluminada, existem alguns cuidados para manter sua nova versão brilhante e sedosa. Mas não se preocupe, porque não é nenhum bicho de sete cabeças.
Sempre que possível, marque um tratamento no salão para garantir que o seu cabelo receba os cuidados de que precisa e crie uma rotina de cuidados para seguir em casa. Uma boa dica é começar a seguir todas as etapas do cronograma capilar, usando máscaras específicas para hidratação, nutrição e reconstrução para os fios.
Lembre-se que agora você tem mais fios fragilizados, que precisam de um cuidado extra. Por isso, sempre que possível, separe um momento na semana para tratá-los.
Quais técnicas podem ser feitas para iluminar o cabelo?
As principais técnicas utilizadas para clarear alguns fios e iluminar o cabelo são:
- Mechas;
- Morena Iluminada;
- Ombre hair;
- Balayage;
- Babylights;
- Splashlights.
Dúvidas extras sobre o cabelo morena iluminada
Para que você não saia desse post sem esclarecer todas as suas principais dúvidas sobre o efeito morena iluminada, reunimos aqui algumas respostas para as perguntas mais recorrentes.
Qual a diferença de luzes e morena iluminada?
Apesar de ambas as técnicas clarearem o cabelo, as luzes causam um efeito mais marcado nos fios — até a tonalidade contrastar com a coloração natural do cabelo.
Do outro lado, o estilo de cabelo morena iluminada é uma técnica que adiciona luminosidade e dimensão aos cabelos de forma sutil e natural, clareando o cabelo em apenas um ou dois tons da sua cor natural.
Ou seja, a principal diferença é a quantidade de cabelo tingida em cada técnica e o tipo de efeito que cada uma reproduz. Enquanto uma morena iluminada conquista um efeito mais suave, o cabelo com mechas possui seções de cores demarcadas e contrastantes.
Quem pinta o cabelo de preto pode fazer morena iluminada?
De modo geral, a tinta preta leva muito mais tempo que as outras para ser removida do cabelo. Por isso, sim, quem pinta o cabelo de preto pode conseguir o efeito de morena iluminada, mas o processo será mais difícil e demorado.
Para isso, será preciso fazer um teste de mechas e descolorir o cabelo em alguns tons. Nesse processo, é importante se atentar a escolha da coloração que será usada para clarear o cabelo preto, para que o efeito não seja artificial, fugindo da proposta.
Além disso, tenha em mente que os fios iluminados podem ficar mais avermelhados em função da tintura anterior.
Quanto tempo a morena iluminada dura no cabelo?
Como a principal concentração de cor nova fica nas pontas do cabelo, a duração do seu efeito morena iluminada dependerá da sua frequência de corte e da qualidade dos produtos utilizados. Além disso, a porosidade dos fios e a exposição do cabelo ao sol e aos produtos químicos também podem afetar a duração da técnica.
O mais comum é que a coloração com efeito de salão dure entre 4 e 6 semanas antes de começar a perder a intensidade. É importante fazer manutenções no salão e adicionar tratamentos rápidos para o efeito durar mais tempo.
Gostou das dicas? Esperamos que sim! Preparamos todas elas com muito carinho pensando no melhor para os seus cabelos.
Para mais dicas de coloração e tratamento como essas, continue de olho nos posts do blog!