O frizz é considerado um vilão para as mulheres que gostam de manter o cabelo sempre bem cuidado e arrumado. Eles podem ser vistos em todos os tipos de cabelos: lisos, ondulados, enrolados, crespos e crespíssimos.
Se você é daquelas que luta para controlar diariamente esses fios que insistem em arrepiar, primeiramente, é preciso entender o que está indisciplinando seu cabelo. Pode ser falta de hidratação, fragilidade e quebra dos fios, cabelo novo nascendo ou até algumas causas externas como eletricidade e umidade do ar.
Para te ajudar nessa missão contra o frizz, a Tudo que eu Amo trouxe um post completo sobre o tema com dicas para você já colocar em ação. Confira!
O que é frizz no cabelo?
Frizz são aqueles fios que se destacam por estarem arrepiados em relação aos outros. Esse efeito é intensificado em ambientes úmidos e dias chuvosos — e pode ser um indicativo de que seu cabelo não está com a hidratação em dia.
Isso porque cabelos ressecados tendem a ficar com as cutículas abertas — quando há contato com a umidade, geram uma eletricidade estática que faz os fios curtos se repelirem.
O que causa o frizz no cabelo?
Além da falta de hidratação, há alguns hábitos diários que podem causar danos nos cabelos, colaborando para o aparecimento do frizz, como:
- Lavar o cabelo com água quente: sabemos como é bom tomar um banho quentinho, mas essa temperatura não é nada boa para os cabelos! Ele pode causar ressecamento, aumentar a oleosidade na raiz e ainda embaraçar os fios.
- Pentear os cabelos com pente ou escova de plástico: acessórios de plástico ou outro material sintético podem criar uma eletricidade estática. As cargas elétricas criadas nesse processo de atrito fazem os fios se repelirem.
- Torcer o cabelo com a toalha: esse atrito pode deixar os cabelos fracos e quebradiços.
- Uso constante de secador e chapinha: as fontes de calor podem danificar e ressecar os fios.
- Excesso de processos químicos: descolorações, alisamentos e outros processos químicos realizados sem intervalos apropriados e cuidados necessários podem ressecar os fios.
O que acaba com o frizz?
Já que agora você já consegue identificar por que seu cabelo está arrepiando, que tal algumas dicas mais para acabar com esse efeito indesejável?
1. Mantenha os fios sempre hidratados
Se os seus fios amam arrepiar em climas úmidos, isso é um sinal claro de ressecamento.
O cabelo armado em climas chuvosos acontece quando os seus fios absorvem muita umidade do ar. Para tratar isso, o ideal é potencializar a hidratação diária na hora do banho.
2. Prefira escovas e pentes de madeira
Além de prestar atenção no material do acessório que você usa para pentear as madeixas, fique atenta ao cuidado com o seu tipo de cabelo.
- Ondulados, crespos ou cacheados devem ser penteados apenas quando estiverem molhados.
- Já os cabelos lisos precisam ser escovados diariamente.
3. Lave o cabelo com água morna ou fria
Prefira a temperatura da água de morna para fria.
Para os dias de inverno, a dica é lavar o cabelo com a mangueira do chuveiro antes do banho, assim você protege os fios do calor e garante um banho quentinho.
4. Teste a porosidade dos fios
É muito importante testar a porosidade dos seus fios! Cabelos com alta porosidade tendem a perder água com mais facilidade, o que pode explicar a absorção de umidade do ar.
Em caso de alta porosidade, a dica é partir para a reconstrução e tratamentos com produtos à base de queratina.
5. Cuidado nas mudanças de visual
Cuide bem dos seus cabelos em cada processo químico, seja em colorações ou alisamentos.
Opte por fazê-los sempre com profissionais que podem ajudar você nessas transformações, prezando pela saúde e hidratação capilar.
6. Não durma com o cabelo molhado
Dormir com o cabelo molhado é um grande erro.
Em relação ao frizz, ele pode ser um fator decisivo para o aparecimento dos fios rebeldes. Além disso, a prática pode acabar ocasionando a proliferação de fungos e também a queda das madeixas!
Dica Tudo que Eu Amo: Após lavar o cabelo, utilize uma toalha de microfibra para secar os fios. Elas secam com mais suavidade, evitando o atrito com o tecido. Caso você não tenha nenhuma toalha de microfibra, pode utilizar uma camisa de algodão.
7. Use sempre um protetor térmico antes do secador ou chapinha
Usar um selante é uma regra básica antes de fazer secador, chapinha ou babyliss. Com um protetor térmico você consegue prevenir os danos causados por essas ferramentas de calor.
Outro cuidado na hora de usar o secador é na direção do vento do secador: use o jato direcionado da raiz às pontas e evite que os fios se espalhem.
Agora, você já sabe o que é frizz e conferir nossas dicas, está pronta para dizer adeus aos fios arrepiados! Continue acompanhando nosso blog para mais dicas de cuidados com os cabelos!