Menu
Menu
Tratamento

Corte químico: como acontece e o que fazer para evitar

mulher com o pente na mão e na outra segurando cabelos que cairam

O corte químico é o acidente mais temido que pode acontecer no cabelo durante alguns tratamentos capilares. Como o próprio nome indica, o corte químico se trata de uma quebra desastrosa dos fios, que acontece como consequência da exposição do cabelo a procedimentos químicos que foram muito agressivos.

Uma situação traumatizante para quem ama seu cabelo, uma vez que pode resultar de um procedimento único ou tratamentos consecutivos que foram degradando os fios aos poucos.

Se você está planejando uma mudança radical no cabelo e teme essa experiência, não se preocupe. A boa notícia é que o corte químico pode ser evitado e tratado.

Para saber mais sobre o assunto, e descobrir como restaurar os fios depois de uma situação como essa, continue com a gente!

O que acontece no corte químico?

O corte químico é uma consequência de procedimentos que expõem os fios do cabelo a componentes agressivos, como os que são encontrados em henês, tinturas, descolorantes e alisadores de cabelo.

Como resultado, você pode ter boa parte dos fios quebrados, causando a impressão que foram cortados de forma desalinhada com uma tesoura. Tudo isso acontece quando um procedimento é feito inadequadamente, sem teste de mechas ou quando os produtos são deixados no cabelo por muito tempo.

mulher de costas com cabelo com sinais de corte químico

A aplicação desigual de um produto em diferentes mechas de cabelo também pode apresentar o mesmo resultado. Assim como o uso excessivo e frequente de químicos capilares.

Quanto tempo dura o corte químico?

A duração dos efeitos de um corte químico dependerá dos danos causados e da quantidade de cabelo prejudicada. Em casos mais leves, onde somente uma camada externa do cabelo é atingida, o cabelo pode ser recuperado em meses ou semanas de tratamento reconstrutor intensivo.

Nos casos em que a fibra do cabelo é danificada de forma mais profunda, a recuperação pode durar meses — ou até mesmo anos.

Isso acontece porque os fios ficam fragilizados e podem ter sua estrutura comprometida internamente, precisando de um tratamento mais intenso, levando mais tempo para recuperar sua estrutura saudável.

Como saber se tive corte químico?

Existem alguns sinais que podem te ajudar a identificar um corte químico. São eles:

  • Cabelos caindo mais que o normal;

  • Fios quebrando facilmente;

  • Cabelo seco, áspero e sem vida;

  • Fios elásticos (quando o fio molhado estica muito antes de quebrar).

É possível recuperar o corte químico?

É perfeitamente possível tratar a saúde do cabelo após uma experiência de corte químico.

Porém, como dissemos antes, o processo tende a ser demorado e requer consistência. Por isso, prepare-se para viver algumas semanas, meses ou até anos de cuidado redobrado e tratamento frequente dos fios.

pessoa aplicando óleo na ponta dos cabelos

O que fazer depois do corte químico?

A experiência de um corte químico pode mexer muito com a autoestima e a confiança de qualquer mulher que ama o seu cabelo.

Diante desse processo longo e desafiador, é preciso reunir forças para redobrar os cuidados com as suas madeixas, confiando no resultado do processo.

Para tornar essa jornada mais simples, siga as dicas a seguir!

1. Deixe o cabelo “descansar”

O primeiro passo após identificar um corte químico é parar imediatamente o uso de produtos químicos. Mantenha o cabelo “descansando”, sem contato com tinturas, coloração e produtos alisadores pelo máximo de tempo possível.

Não existe um período específico predefinido, lembre que os danos podem variar em cada situação. Mas em todos os casos, o ideal é manter o cabelo livre da influência de químicos nos primeiros meses ou por todo o processo. Até porque cada vez que você tinge, descolore ou alisa o cabelo ele enfraquece novamente.

2. Corte as pontas danificadas

Em casos de corte químico graves, pode ser necessário cortar as pontas dos fios para alinhá-los, deixando o cabelo que está quebradiço com uma aparência mais uniforme e saudável.

pessoa cortando as pontas danificadas do cabelo

Cortar as pontas é muito importante para quem deseja se livrar dos fios danificados mais rápido, assim como o famoso Big Shop — um corte que remove grande parte ou todo resquício de cabelos com química, na intenção de deixar somente o cabelo natural.

3. Faça tratamentos caseiros e vá ao salão

Na recuperação de um corte químico, os tratamentos que fazem parte do cronograma capilar — hidratação, nutrição e reconstrução — serão seus grandes aliados e devem fazer parte da sua rotina.

Olha só como você pode agir efetivamente na renovação dos fios:

  1. Busque condicionadores e máscaras livres de componentes que podem agredir os fios;

  2. Crie uma rotina de cuidados com tratamentos rápidos para realizar em casa;

  3. Sempre que possível visite um salão para receber os cuidados necessários pelas mãos de um profissional de confiança.

Shampoo DaBelle Hair Intense Meu Cronograma Perfeito

Curtiu o conteúdo? Compartilhe esse post com aquela amiga que não pode perder essas dicas!

Para mais dicas de cuidados e produtos para os cabelos, continue de olho no blog da Tudo Que Eu Amo, você vai adorar!