Menu
Menu
Tratamento

Cabelo oleoso: o que fazer e como lavar com shampoo?

A oleosidade é uma característica natural em todos os tipos de cabelo. O nosso couro cabeludo produz óleo espontaneamente, de acordo com cada organismo e também com as necessidades de cada fio. Portanto, dos crespos aos lisos, é impossível fugir por completo desse processo natural. Além disso, a oleosidade também serve como hidratação para os fios.

Mas quando seu cabelo produz oleosidade em excesso, com alguns truques você consegue controlar o problema. Ficar de olho em alguns hábitos e repensar o modo com que você lida com as madeixas são os primeiros passos. Então, vem com a gente conferir 4 dicas do que fazer quando seu cabelo está oleoso demais.

Veja também:

DaBelle Abacate Nutritivo: a nutrição perfeita para cabelos ressecados

Frizz no cabelo: o que fazer com os fios arrepiados?

Big Chop: o que é, antes e depois, arrependimento… Tudo sobre o corte!

1. Evite lavar o cabelo todos os dias

Quem tem cabelo oleoso deve evitar lavar os fios todos os dias para não causar o efeito rebote

A gente sabe que a vontade de se livrar da oleosidade é maior que tudo. Mas lavar o cabelo todos os dias está longe de ser a melhor opção. Além de estimular a raiz oleosa e pontas super secas, lavar as madeixas com shampoo todos os dias ajuda no famoso efeito rebote. Ao retirar diariamente o óleo dos fios, você passa uma mensagem ao seu organismo de que os seus cabelos estão em constante estado de ressecamento. E a resposta do seu corpo vai ser produzir mais óleo, criando um ciclo sem fim. 

Então, teste lavar os fios com um intervalo de um dia e depois vá aumentando esse período até que fique confortável para você. E não pense que para isso é necessário ficar dias sem higienizar os fios. Uma ótima opção é apostar na lavagem no poo, com produtos sem sulfato. Outra dica é se jogar no shampoo seco para tentar segurar ao máximo o seu impulso de lavar os fios.

2. Nada de usar shampoo antirresíduos com frequência

A linha Micelar Precioso é perfeita para cabelos oleosos! Dê adeus à raiz oleosa e as pontas secas

A segunda mudança deve ser nos seus produtos de limpeza do couro cabeludo. Pode aposentar os shampoos antirresíduos e de limpeza profunda. Opte pelos shampoos perolados e hidratantes, eles irão higienizar os seus fios sem ressecar as madeixas.

A nossa sugestão é investir na linha Micelar Precioso de DaBelle Hair. Com a fórmula enriquecida pelas micelas, essa família de tratamento vai limpar sem agredir os fios. E o melhor de tudo, Micelar Precioso foi pensada para tratar as necessidades dos cabelos oleosos. Tudo que você precisa, da lavagem à finalização, em uma só linha!

3. A água gelada vai ser sua melhor amiga

Lavar o cabelo com água quente deixa o cabelo mais oleoso

Esqueça os banhos em água quente na hora de lavar os seus fios! A temperatura elevada resseca as madeixas, sendo outro gatilho do efeito rebote que falamos acima. O ideal é apostar sempre na água gelada para higienizar os fios, e isso vale tanto para os oleosos quanto os mais secos. E nos dias de inverno, opte pela água morna para fazer a higienização.

4. O excesso de óleo pode estar relacionado à alta manipulação dos fios

Se você é daquelas que está sempre passando a mão nos fios, jogando a franja e até mesmo anda com uma escova na bolsa para pentear os fios, o problema pode estar aí! A alta manipulação dos fios também é uma das causas da oleosidade. A gordura e sujeira que se acumulam nas suas mãos passam com facilidade para os cabelos. E nesse caso vale a pena se reeducar para evitar o aspecto pesado e opaco nos fios.