Menu
Menu
Cores de cabelo

Cabelo castanho: tons em alta e como investir

Não tem jeito: o cabelo castanho nunca sai de moda. Além de combinar com todos os tons de pele, a cor é uma das mais fáceis de ser aderida – já que não exige o processo de descoloração nos fios mais escuros. Justamente por isso, não é difícil encontrar alguém que queira lançar mão da tinta de cabelo castanho.

Para quem deseja apostar nessa cor coringa, a boa notícia é que existem diferentes tons de cabelo castanho. As famosas colorações de chocolate e mel costumam ser as mais procuradas, mas também é possível optar pelo cabelo castanho claro ou médio. Continue com a gente e saiba mais detalhes sobre cada tom antes de mudar o visual! 

Conheça os diferentes tons de cabelo castanho

Escolher o tom de cabelo castanho ideal está longe de ser uma tarefa simples.  Afinal, existe uma série de variações da cor que podem trazer uma boa dose de indecisão. Para facilitar a sua decisão, reunimos os principais tons – indo além das tintas clássicas com tom de chocolate e mel. Confira, a seguir, a lista e selecione a sua nova coloração. 

1) Cabelo castanho claro: bastante confundido com o loiro escuro, ele traz o clássico “tom de mel”. Isso porque essa tonalidade está exatamente no meio entre essas duas colorações. Justamente por isso, esse tom é o match perfeito para as morenas que desejam clarear os fios e para as loiras que buscam escurecer as madeixas.

2) Cabelo castanho médio: considerado um “meio-termo” entre o castanho claro e o escuro, ele é perfeito para todos os tons de pele. Inclusive, esse tom de castanho costuma ser uma boa aposta para quem deseja investir no ombré hair ou em luzes. 

3) Cabelo castanho escuro: como o próprio nome já diz, esse é o mais intenso de todos. Geralmente, ele apresenta um tom uniforme da raiz até as pontas, sem muitos reflexos ou luzes. Por ser uma cor mais fechada, ela é bastante parecida com o cabelo preto – o que justifica o visual mais sofisticado. Para mulheres de pele muito clara, o cabelo castanho escuro é a escolha certa para escurecer os fios sem pesar. 

4) Castanho claro dourado: esse tom traz a base da coloração média com mechas em tons de dourado. Justamente por isso, ele costuma iluminar o comprimento e as pontas, o que garante movimento aos fios. Se você busca investir em técnicas como a balayage e o ombré hair, esse tom de cabelo castanho pode trazer um aspecto mais natural.

5) Castanho marrom dourado: se o seu objetivo é um cabelo castanho acobreado, esse tom é a escolha certa. Com uma base escura e reflexos da cor quente, o marrom dourado é ideal para quem possui fios naturalmente escuros e quer mudar o visual de forma discreta e suave. 

6) Castanho chocolate: esse é, certamente, o tom mais popular entre as adeptas ao cabelo castanho. Ele apresenta uma coloração bem amarronzada com fundo quente que realça não só os fios lisos, como também os cacheados e crespos. E o melhor de tudo: combina com todos os tons de pele, desde as mais claras às mais escuras.

Como aderir aos cabelos castanhos sem erros: veja dicas

Agora que você já sabe quais são os tons de cabelo castanho, chegou a hora de eleger o seu favorito. Nesse caso, existem algumas “regrinhas” que podem ajudar a escolher a cor que mais combina com você. O primeiro passo é entender que os cabelos castanhos com fundo acobreado são a melhor escolha para quem possui a pele com subtom quente. Por outro lado, as mulheres com pele fria devem apostar em um cabelo castanho escuro e acinzentados. 

Outro fator que deve ser considerado no momento da escolha é a cor base dos seus fios. O cabelo castanho claro, por exemplo, é uma ótima pedida para quem tem madeixas claras e deseja escurecê-las de maneira natural. Já o cabelo castanho escuro tende a ser a melhor opção para fios naturalmente fechados. 

Cabelo castanho pode durar mais tempo com a rotina de cuidados certa

Ainda que os cabelos castanhos demorem um pouco mais para desbotar, é importante manter alguns cuidados para aumentar a durabilidade da cor. Se você costuma usar chapinha, babyliss e secador, vale redobrar a atenção em relação à proteção térmica. Isso porque essas ferramentas de calor costumam ser as principais vilãs da coloração. 

Nesse caso, o truque é apostar em um bom protetor térmico – seja em spray, creme ou óleo. O Selante DaBelle Hair Intense Meu Cronograma Perfeito, por exemplo, possui uma fórmula leve que é ideal para os cabelos lisos e ondulados. Já as cacheadas e crespas, podem investir em qualquer creme de pentear da linha DaBelle Hair Love com proteção térmica.

Além disso, é importante aderir um bom cronograma capilar mesmo que o cabelo castanho não exija descoloração, já que a tinta pode alterar um pouco a saúde dos fios. Por isso, por menor que seja o ressecamento causado, é necessário incluir a hidratação, nutrição e reconstrução no seu dia a dia. Nesse caso, a linha de DaBelle Hair Intense Meu Cronograma Perfeito pode ser uma boa opção para as lisas e onduladas, enquanto DaBelle Hair Love oferece todo o necessário para manter os cachos saudáveis.